É impensável um mundo sem o plástico. Tudo o que vemos, tocamos e sentimos possui parcialmente ou integralmente este material. Desde os celulares mais caros ao canudo que é utilizado para beber uma água, ele está presente.
Este fenômeno não ocorre à toa. O plástico é um material que substitui os metais, vidros e madeiras em diferentes setores. Ele além de ser mais leve, fácil de transportar e consumir menos energia, também possui uma maior durabilidade.
Os plásticos são um material formado pela união de grandes cadeias de polímeros. Os polímeros podem ser naturais ou sintéticos. Alguns exemplos dos naturais são: algodão, madeira, cabelos, etc. Já os sintéticos são os criados pelo homem através de reações químicas.
Os plásticos são produzidos através de um processo chamado polimerização que une as pequenas partes de monômeros a fim de formar as grandes cadeias de polímeros. Alguns destes materiais são desenvolvidos a partir do petróleo, já outros são constituídos através de matérias-primas renováveis.
Por fim, podemos dizer que o plástico foi uma das grandes inovações do século passado e, graças a ele, muitos objetos e praticidades do cotidiano puderam ser criadas.
Do ponto de vista ambiental, esse material pode ser perigoso devido ao alto tempo de degradação. Contudo, sua reciclagem é bem fácil. Basta a população ter consciência e utilizá-lo com responsabilidade.
