A utilização de recursos naturais de forma irresponsável é um tema que chama bastante atenção desde os anos 80. Por esse motivo, desde esse período, é adotada uma prática conhecida como sustentabilidade empresarial.
Mas afinal, o que é isso? Quais os benefícios deste tópico para a população e para a empresa? Não pare de ler esse texto que nós contaremos tudo!
Sustentabilidade empresarial nada mais é do que as práticas adotadas por uma determinada empresa, que visam o respeito ao ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade.
Diante de muitas práticas irresponsáveis o planeta Terra começou a pedir socorro. Eram florestas devastadas, lixo acumulado, recursos chegando ao fim e várias espécies de animais sendo extintas.
Com isso, era possível notar a mudança no ar, na água, na alimentação, no ambiente que vivemos, etc. O ser humano passou a ser muito afetado por essas mudanças e, por isso, muitos começaram a criar uma consciência ambiental e ir em busca de medidas que pudessem reduzir esses efeitos.
Para as empresas, inicialmente, os gastos para a implantação destas práticas podem parecer altos, mas, a longo prazo, elas compensam e ainda melhoram a reputação da mesma com os clientes. Estes valorizam corporações que pensam no seu bem-estar e de todos os outros seres vivos e avaliam isso antes da decisão da compra.
– A empresa, por meio da reciclagem, reutilização da água e reaproveitamento de matéria-prima, por exemplo, reduz os custos de produção e economiza;
– Em muitos países as empresas sustentáveis possuem benefícios fiscais e preferência na concessão de empréstimos;
– O conceito de sustentabilidade mostra que a empresa está interessada no bem-estar do planeta e não somente em lucros. Isto faz com que os funcionários se sintam melhor no seu ambiente de trabalho e, consequentemente, tenham mais incentivo.
Mudar a característica de uma empresa e tornar ela mais “verde” não significa que tenha que tomar medidas extremas de uma hora para a outra. Algumas pequenas mudanças podem ser feitas de forma gradual que já serão perceptíveis. Abaixo listamos algumas:
– Criação de um setor/equipe específica para pensar em estratégias, novos modos de produção e parcerias com ONGs;
– Definição de padrões em todos os setores da empresa e muito diálogo com os funcionários para que eles entendam o real motivo das mudanças;
– Investimento em novas tecnologias;
– Buscar referências em outras “empresas verdes” e ver como elas se organizam, como mostram suas ideias ao público interno e externo, etc.
Por fim, é importante ressaltar que as empresas são os setores que consomem mais água, por exemplo. Se todas começarem a pensar e realizar pequenas mudanças no seu cotidiano em prol de um bem coletivo, podemos recuperar o planeta e fazer dele um lugar melhor. Compre sempre de empresas sustentáveis e incentive ainda mais esta atitude!
